Abstinência...


O governo federal, especificamente a ministra Damares Alves, colocou em Fevereiro em vigor a sua pauta da "Abstinência Sexual". Por incrível que pareça, essa é a medida tomada pela Ministra para tratar de questões como: gravidez na adolescência e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 

As pautas da Pastora Damares, como o movimento "Eu Escolhi Esperar", infelizmente invadem a pasta da Ministra Damares. Um casamento que não termina bem, pois política e religião são campos distintos. Diversos pesquisadores manifestaram o seu repúdio a essa "política pública", que na prática não possui  nenhuma eficácia. 

Propor abstinência sexual, ou melhor dizendo, tentar impor como e quando alguém deve ter sua primeira relação sexual não é uma medida eficaz. É apenas uma propagação da desinformação acerca do sexo, das IST, e do medo dos jovens conversarem sobre esses assuntos com os seus responsáveis. 

Outro fato é o desperdício de dinheiro público. Gastar dinheiro com propagandas sobre Abstinência Sexual, ao invés de investir em materiais que falem sobre o sexo e suas responsabilidades, implica num desperdício de nossos impostos por conta da ineficiência desse projeto.

Obviamente, que esse casamento perigoso não é aleatório. Lembrando sempre que muitas falas, medidas e pontos da atual gestão não são por acaso. Sim uma continuação dos discursos de campanha, bem como um alimento para a manutenção de certos fantasmas criados pela gestão Bolsonaro e que a gestão Bolsonaro diz enfrentar.

Portanto, a pauta da Abstinência Sexual casa com esses fantasmas que vem sendo criados na mente de boa parte da nação. E, apesar de ser uma medida ineficaz no campo proposto explicitamente, prevenir gravidez na adolescência e afins, ela é um instrumento extremamente eficaz para movimentar ou direcionar uma boa parte dos eleitores da gestão Bolsonaro. Especialmente aqueles apaixonados pelas histórias da "mamadeira erótica" e do "kit gay".

✏Victor dos Anjos✏
   @poesiadosanjos 


REFERÊNCIAS 

"Por que promover a abstinência sexual como política pública pode ser um tiro no pé"
https://m.huffpostbrasil.com/amp/entry/abstinencia-sexualidade-damares_br_5e20b99bc5b673621f728faf/

"Abstinência sexual não serve como política pública de saúde | Coluna"
https://drauziovarella.uol.com.br/coluna-2/abstinencia-sexual-nao-serve-como-politica-publica-de-saude-coluna/

"Programa de incentivo à abstinência sexual quer "educar pelo medo", diz especialista"
https://www.brasildefato.com.br/2020/02/03/programa-de-incentivo-a-abstinencia-sexual-quer-educar-pelo-medo-diz-especialista

"Abstinência sexual em adolescentes já foi testada e não trouxe resultados"
https://jornal.usp.br/atualidades/abstinencia-sexual-em-adolescentes-ja-foi-testada-e-nao-trouxe-resultados/

Comentários

Postagens mais visitadas