Pró-Vida?

 Pró-Vida?



Uma dor. O Brasil nesses últimos dias assistiu o drama de uma menina de 10 anos, que vinha sendo sendo estuprada pelo tio desde os 6 anos, e, que precisou realizar o procedimento do aborto para salvar a própria vida. Digo a vida, ao invés da infância, porque a infância dessa menina já foi perdida. Não houve infância. Houve violência, traumas. Como se não bastasse, ainda foi necessária a autorização da Justiça para que o procedimento do aborto ocorresse. Mesmo o caso sendo extremamente grave, e, não havendo o que refutar no ocorrido. Para completar, os fundamentalistas se reuniram com seus discursos "pró-vida" para tentar impedir o procedimento do aborto. Interessante que o movimento "pró-vida" é contrário ao aborto, no entanto, demonstra-se — através dos seus atos — favorável ao estupro e a gravidez de uma menina de 10 anos.


O Estado é Laico. Entretanto, é laico até que ponto? O Estado Brasileiro apresenta em suas raízes uma união perversa do Cristianismo com a política. Não ao acaso, o procedimento de interrupção de uma gestação — o famigerado aborto — ainda é criminalizado. E, mesmo quando comprovada a necessidade do procedimento, é necessária a autorização dos órgãos competentes. Essa burocracia apresentou-se desnecessária no caso dessa menina. Mesmo assim, o Estado Brasileiro optou por seguir a sua cartilha conservadora. É conservadora por seguir, consciente ou inconscientemente, determinados princípios cristãos. O Cristianismo não aprova o Aborto. Vale lembrar, que o fato do Estado Brasileiro não ter descriminalizado o Aborto não implica na não ocorrência de procedimentos abortivos. Significa apenas que as mulheres que sentem a necessidade de abortar não abortam de maneira segura. Tudo isso, graças ao MORALISMO e HIPOCRISIA do Estado Brasileiro que com a sua bancada da Bíblia, e suas raízes cristãs em um Estado que é vendido como laico, termina não assegurando a saúde das mulheres que necessitam desse procedimento.


Uma quebra da narrativa. Vende-se uma ideia, inclusive dentro de determinadas Igrejas, que a pedofilia está relacionada a homossexualidade, ou aos LGBTI+ como um todo. — Vale lembrar que por vezes as pessoas LGBTIfóbicas usam o termo homossexual para todas as designações de gênero e sexualidade. — O caso dessa menina de 10 anos ilustra bem como são os casos de pedofilia. Um indivíduo de confiança da família, que pode ser alguém da própria família, abusa de um ou uma menor de idade. Essa é a verdadeira narrativa. Apesar de alguns líderes religiosos, ou mesmo figuras públicas, dentre elas o atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, venderem uma narrativa falaciosa onde associam errônea e propositalmente a homossexualidade à Pedofilia. A pedofilia existe independente da orientação sexual ou identidade de gênero. No entanto, não creio na completa desconstrução ou invalidação do discurso falacioso que associa pedofilia e LGBTI+, mormente, diante da repercussão do caso dessa menina, eu observo um pequeno abalo nos fundamentos para a continuidade dessa narrativa. 


(Usei o termo Pedofilia no parágrafo anterior, porque este é o nome popularizado/conhecido entre todes. Todavia, a Pedofilia é algo mais complexo, uma patologia. Não configura um crime. O crime é por conta de molestar, ou abusar, de uma criança ou adolescente. É necessário pontuar que nem todo pedófilo exerce esses atos. Para que fique mais claro, sugiro a leitura de: https://deniscaramigo.jusbrasil.com.br/artigos/406255800/vamos-falar-corretamente-sobre-pedofilia .)


Pró-vida? Onde está o movimento pró-vida quando há crianças passando fome? Onde está o movimento pró-vida quando adolescentes LGBTI+ são expulsos de casa? Onde está o movimento pró-vida quando pessoas negras são assassinadas por policiais? Onde está o movimento pró-vida quando pessoas trans são assassinadas ou desrespeitadas? Onde está o movimento pró-vida quando pastores e padres abusam de fieis?... Fazendo jus ao fundamentalismo, a hipocrisia, o movimento pró-vida não está em nenhum desses momentos. Ou está, só que do lado de lá. Propagando a ignorância e o preconceito, propagando ideias prontas e rasas na mente das pessoas. Porque o movimento pró-vida não é pró-vida.  É pró-morte. 


Victor dos Anjos


@poesiadosanjos

(Twitter e Instagram)



Referências


https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/19/deportes/1505778433_705974.html


https://vermelho.org.br/2011/07/13/opiniao-a-quem-interessa-associar-pedofilia-a-homossexualidade/


http://www.justificando.com/2018/07/17/gentili-e-bolsonaros-espalham-fake-news-que-tenta-associar-lgbts-a-pedofilia/


https://g1.globo.com/google/amp/ciencia-e-saude/noticia/maioria-dos-casos-de-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-ocorre-em-casa-notificacao-aumentou-83.ghtml


https://domtotal.com/noticia/1223083/2018/01/fundamentalismo-religioso-quando-a-fe-se-torna-intolerante/


https://domtotal.com/noticia/1223039/2018/01/as-doencas-religiosas-fundamentalismo-fanatismo-e-dogmatismo/


https://www.brasildefatope.com.br/2019/07/17/religiosas-refletem-sobre-o-fundamentalismo-e-a-politica


https://nacoesunidas.org/fundamentalismo-esta-alimentando-intolerancia-crescente-no-mundo-todo-diz-especialista-da-onu/


https://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/08/politica/1410187306_545732.html


http://www.justificando.com/2018/07/11/aborto-como-direito-humano/


https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2020/02/27/mulheres-denunciam-pastor-de-igreja-batista-por-abuso-sexual-184624


https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2020/03/pastor-evangelico-e-preso-por-estupro-de-menina-de-13-anos-em-sapucaia-do-sul-ck8amatxp08lj01pq9po37zdi.html


https://veja.abril.com.br/mundo/padres-sao-condenados-a-40-anos-por-abuso-de-criancas-surdas-na-argentina/


Artigo Científico: HOMOSSEXUALIDADE, GÊNERO E CURA EM PERSPECTIVAS PASTORAIS EVANGÉLICAS - Marcelo Natividade;


Artigo Científico: A perversão dos ideais no 

fundamentalismo religioso - Zeferino Rocha.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas