CORRUPÇÃO

      Aqui é Victor dos Anjos, como já disse os textos daqui são de minha autoria. Quando não for eu cito as fontes. Apareço neste momento para falar de algo que assola o Brasil e o mundo, mas estarei me referindo somente ao Brasil.
      É triste ver como a corrupção impera no nosso país, quando falo corrupção não refiro-me apenas aos escândalos nos parlamentos, quando falo da mesma vou muito mais longe que isso. É interessante observar que corrupção no nosso país é algo cultural, onde somente aqueles que se libertam desta cultura estão dando um passo a frente.
       A corrupção está presente desde os pequenos atos: sentar no espaço preferencial, furar fila, não respeitar a faixa de pedestres, atravessar o sinal vermelho e muitos outros. Pode-se até escrever uma lista, que seria bem parecida com a lista de compras mensal no supermercado que minha família faz. Seguindo esta linha de pensamento chegamos na seguinte questão: os parlamentares que fazem politicagem são reflexos da sociedade? A resposta é complexa, pois podemos dizer que sim e que qualquer pessoa que assuma um cargo desta magnitude está condenada pela cultura, ou podemos dizer que não e que há pessoas libertas destas atitudes imorais.
       Abrindo um parêntese no texto, você, meu caro leitor, deve ter notado que não estou usando o termo político; explicarei-lhe o porquê. Aristóteles certa vez afirmou que o homem é um ser político por natureza, ou seja, todos nós somos seres políticos e devemos dar valor a isso. Um hábito de alguns brasileiros que entristece é quando dizem que não querem se envolver com política.
       Saindo do parêntese, e retornando a cronologia, chegamos em uma bifurcação. Como sou um projeto de artista, e tão atrevido e ousado quanto um artista, dir-lhe-ei o caminho que acredito ser o melhor a seguir. É verdade que a cultura está enraizada, mas também é verdade que com determinação podemos romper com algo que parece fixo.
        Os parlamentares não são reflexo de nossa sociedade como um todo, pois como disse nos primeiros parágrafos há pessoas se libertando ou já libertas. Então há como consertar esta enfermidade presente no nosso país, como diz um ditado popular em terra de cego quem tem um olho é rei. Podemos apostar em uma mudança e fazê-la acontecer.


Seja a mudança☺

Victor dos Anjos

Comentários

Postagens mais visitadas