Fora do Armário



Compartilho aqui o texto que enviei recentemente para os meus pais, e foi quando saí 100% do armário.

"
Há 50 anos atrás foi a Rebelião de Stonewall, uma série de manifestações de LGBTIs contra a repressão policial que acontecia frequentemente em Nova York, e especificamente, em bares frequentados por pessoas que destoavam do padrão cis e heteronormativo. Esse ocorrido foi no dia 28 de junho de 1969, e ele originaria a parada do orgulho gay em Nova York no ano posterior.

Então, vem a questão: por que estou falando disso?. Falo disso porque esse fato é um marco, o marco de pessoas que por terem determinadas características sofriam represálias, e, a partir daquele instante elas decidiram "revidar". O mundo exige que você tenha coragem quando você não nasce com determinadas características que lhe privilegiarão na sociedade. 

Quando eu era pequeno, escutei muito, nos mais diversos locais, que eu deveria me comportar como homem, andar como homem ou falar como homem. O que todos queriam dizer era "por favor não seja gay", e o termo "homem" era utilizado para designar heterossexual. Entendo hoje o pensamento daqueles que me diziam isso, mormente, não concordo com eles. Quando você é LGBTI, no meu caso Homem Gay, você não é carente de coragem ou confiança, ou qualquer coisa do tipo que sempre relacionam aos homens héteros, muitas vezes você tem mais que o dobro disso pra levantar pela manhã, e caminhar por essa sociedade.

Sim, os senhores não leram errado, eu sou Gay. E esse fato não me faz menos humano. Ainda sou quem eu sempre fui, só que agora estou sendo/contando quem eu sempre fui de fato. 

Entendo o lado dos senhores, e o certo luto que talvez passem. Eu, por exemplo, quando construí mentalmente esse texto ele tinha uma forma, e agora está tomando outra. Eu sei que os senhores criaram e tem expectativas sobre mim, eu entendo isso, sinto muito não ser quem os senhores esperavam que eu fosse, mas esse sou eu e não sou uma má pessoa😉.

Mais uma coisa, não é opção sexual e sim ORIENTAÇÃO SEXUAL. Ninguém escolhe, só vem. A única escolha que há, é o fato de você se assumir ou não, e isso é primeiramente consigo para depois com os outros. 

No mais, eu estou aqui para conversarmos. CONVERSARMOS desde que não sejam questões que não seriam feitas caso eu fosse heterossexual. Exemplo: Como você descobriu que é gay?. Essa é uma questão que não é feita para pessoas heterossexuais. Entretanto, respondendo, eu sabia muito antes de beijar um rapaz rsrs. No fundo eu sempre soube, mas posso demarcar a faixa dos 10-11 anos, que foi quando comecei a crushar o Robert Pattinson. Mesmo assim, muito antes eu já sabia, não tinha a noção que fui ter aos 10-11, muito menos a de agora aos 18. Você tem a consciência de acordo com a sua idade.

Então, é isso. É uma coisa bem simples, mas que no nosso mundo hodierno há todo esse fato social de "sair do armário", e eu entendo a sua necessidade dentro do contexto que estamos inseridos. E eu sou LGBTI, e tô contando porque quero que os senhores saibam de mim e por mim. E eu amo os senhores e não precisam me responder nada, ou abraçar a minha causa, eu só queria comunicar como já falei. Sei que para essas outras coisas leva tempo...
"

Minha saída do armário foi bem tranquila, eu que estava tenso quando mandei esse texto pelo whatsapp; entretanto, meus pais reagiram muito bem, foi tudo muito melhor do que eu esperava. E eu estou muito feliz por isso, e tenho consciência que isso é um privilégio frente a tantas tragédias ocorridas quando as pessoas decidem revelar quem elas são.

Resolvi expor meu texto, porque uma amiga me falou que ele é muito inspirador. Sendo assim, estou aqui para lhe dar forças, seja você alguém dentro do closet ou fora dele.

Você é lindo como você é. E se sua orientação sexual ou se seu gênero destoa do, considerado, padrão, você não precisa ser cruel consigo. Não há necessidade de tentar se encaixar na Ditadura Cis Heteronormativa. As vezes a pessoa enfrenta uma negação própria, onde ela coloca em sua mente que ela pertence ao padrão; mormente, uma hora a ficção morre, e é preciso enfrentar o fato.

Sabe, quando eu era pequeno sempre me falavam pra andar, sentar ou falar como homem. Na infância, eu pensava que tudo isso era só pra me ensinar o caminho "certo". Hoje, eu vejo que tudo isso era para perpetuar um fato social, ou as caixas/tabus que nossa sociedade construiu; além da questão que quando alguém me falava para me comportar como homem, eles queriam dizer era que "se comporte como determinaram que um homem heterossexual se comporta", ou também, "seja heterossexual".

Se você que está lendo esse texto for LGBTI, só queria lhe falar que você não é menos humano por causa disso, você é maravilhos@. Se você for simpatizante, você está do lado certo e continue lutando conosco. Se você for contra os LGBTI, meu anjo, SAIA DA CAIXA.

Victor dos Anjos



Twitter e Instagram: @poesiadosanjos

Comentários

Postagens mais visitadas