BLASFÊMIA OU PROTESTO?




            Com 25 anos de idade, e dona de hits de muito sucesso, a artista Ariana Grande é muito apreciada pelo público em geral. Dentre seus famosos hits estão: Problem, Into You, Side to Side, e o mais recente e polêmico, God is a Woman.
            Coincidentemente, o nome do novo single da artista é igual ao do novo álbum da grande artista brasileira Elza Soares. A brasileira, inclusive, parabenizou o mais novo trabalho e a visão da Ariana Grande. Porém, como esperado, o trabalho da norte-americana não agradou a todos. Os mais conservadores acusaram-na de cometer blasfêmia, e alguns a mandaram reler a Bíblia. Ela respondeu esses comentários, e, em um trecho de sua fala afirma que prefere fazer isso ao invés de não arriscar.
            O videoclipe do single foi lançado no dia 13 de Julho. Ele está repleto de analogias ou referências, como preferir chamar, e aqui estarei realizando a análise de alguns momentos do clipe. Os mesmos não estarão na ordem em que se apresentam no clipe. Esteja preparado(a)!







            Em alguns momentos, a Ariana aparece como nas imagens acima, sobre a Terra, onde ela dança ou aparece controlando as forças da natureza, ambas as atitudes são claras demonstrações de poder. Ao mesmo tempo em que podemos interpretar essa atitude como sendo a afirmação que Deus é mulher, também podemos realizar a leitura de que ela esteja demonstrando o tamanho da força ou energia que as mulheres possuem.




            Nessa outra parte do vídeo, observamos uma alusão a obra “O Pensador”, com o detalhe que é a Ariana que o representa. Enquanto ela está muito serena ou reflexiva, observamos homens pegando palavras obscenas para afetar A Pensadora, que não perde a tranquilidade. É uma crítica bem interessante acerca da serenidade feminina, pois se fala muito sobre mulheres agirem por impulso ou emoções, todavia, muitos homens não sabem manter a cautela, então quem é o irracional e quem é o pensador, ou melhor, a pensadora na história?


            A luz, ou a vela, em diversas religiões retrata o sagrado. Em minha concepção, ela está retratando que Deus seja mulher, bem como tratando da questão que em civilizações remotas as sociedades já foram matriarcais, e as mulheres mais respeitadas ou cultuadas. A prova está na estatueta da Vênus de Willendorf, datada entre 28000 e 25000 antes de Cristo, ou como também no mito das amazonas. 




            Não existe padrão de mulher. Essa frase é a que melhor esclarece essas imagens. Existem mulheres, e elas são diferentes, e suas diferenças devem ser respeitadas.





            Na imagem inferior há a representação da Vagina, e na superior o útero. Onde certamente a Ariana representa o óvulo, e os homens que rastejam representam os espermatozóides.




            Mais uma vez ela nos traz que a questão da vida está relacionada com as mulheres. Na primeira há a representação da gestação, na segunda imagem é retratado o mito da criação de Roma, a loba que amamentou Rômulo e Remo.




            Por fim, temos aqui esse animal que grita assustadoramente. Alguns o relacionaram a um meme viral. Sob minha perspectiva, ele retrata as pessoas de espírito estéril (como o solo da imagem) que insistem em remeter-se a luta das mulheres como um “mimimi”.

            Sinceramente, não há nada de horrendo na música, tampouco no clipe. A blasfêmia está na mente da pessoa que imaginou isso. O que a Ariana Grande nos trás é que as mulheres necessitam ser tratadas com mais dignidade; sim, ainda vivemos em uma sociedade do estereótipo ou da intolerância. Esses são os levantamentos, não vi a blasfêmia, vi um protesto. E, pelo tamanho do poder que as mulheres possuem, ela afirma “God is a Woman”.
            O videoclipe possui outras referências, então recomendo-lhe assistir e comentar o que achou.
😉

Victor dos Anjos
Twitter: @VdAnjosOficial
Instagram: @victordosanjosoficial


Comentários

Postagens mais visitadas