O País do Avesso

            Pode não parecer, mas o texto que você lerá é uma dedicação aos professores, estes profissionais tão maravilhosos, cuja existência é antiga e a desvalorização no mundo hodierno é tamanha; sim falarei disso. Convido-lhe a esta leitura, pode trazer dores ou prazeres, mudar sua perspectiva ou não; todavia, cansei de ficar calado, vou falar, considere-se à vontade para rabiscar na minha parede.
            Quem forma o engenheiro? Quem forma o filósofo? Quem forma o médico? Quem forma o escritor? Quem forma o advogado? Quem forma o prático? Quem forma o pedagogo? Quem forma a(o) feminista? Quem forma o revolucionário? Quem forma o artista? Quem forma o cantor? Quem forma o compositor? Quem pode ser sua segunda família? Quem formou a Taylor Swift? A Katy Perry? Quem forma o mundo e outra infinidade de pessoas? Não há dúvida, seja ele, ou seja, ela, é o professor.
            O/A professor(a), um(a) profissional que forma profissionais, uma profissão que constrói outras profissões. É por isso, que a desvalorização deste(a) profissional é tão esdrúxulo, e estranho para mim. Isto é verdadeiramente irritante. Por assim ser, que me coloco contra pessoas que chamam os educadores de vagabundos, quando esses realizam seus manifestos. Não é desumano o(a) profissional dos(as) profissionais receber um salário insalubre? Ou ter seu pagamento atrasado? Ou está entre os profissionais mais desvalorizados do país?
            Quando um médico, engenheiro, ou advogado, conquista bens, consegue manter um certo padrão com certos luxos, muitas pessoas aplaudem, normal, não é errado. Mormente, o(a) professor(a), no simples ato de ir ao shopping, já é olhado com estranheza por muitos. Ao meu ver, sempre bom dizer, parece que certas pessoas pensam que os/as professores(as) são animais que devem ficar enclausurados, privados da convivência social; mas não, o professor é um ser humano, portanto, tem os mesmos direitos que tal. Claro que há professores e professores, assim como há outros profissionais e profissionais; mesmo que alguns tenham ideias deturpadas, também são dignos de seus direitos
            Nosso país, é realmente o país do avesso. Escândalos de corrupção assolam-nos, entretanto, a paralisação dos educadores assusta-nos. É preciso tomarmos conhecimento e valorizar o merecido, valorizar aquele que está fazendo das tripas coração, aquele que com todos os problemas está na sala de aula, aquele que luta conosco por um país melhor, que nos ensina o que é um país verdadeiramente melhor. Este é meus parabéns, e minha homenagem aos professores. Porque todo dia é dia de valorizar os professores.

Victor dos Anjos
Twitter: @VdAnjosOficial

Website:   victordosanjos.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas