O JARDIM

    Estava passeando por um jardim, tinha flores, insetos, algumas poucas árvores, era muito ventilado, mas o que me surpreendeu foi como ele estava. Todos me diziam que era um lindo jardim, por isso resolvi passear por lá, mas a verdade é que um dia aquilo foi um lindo jardim.
    Para ser sincero não sei o que aconteceu para ele ter ficado assim, via claramente que um dia havia sido um dos mais belos jardins, pois ainda existiam marcas dessa beleza em alguns poucos lugares. Estava horrorizado, flores murchas competiam com as lindas e as primeiras estavam ganhando, em outra parte tinham muitas ervas daninhas e as poucas árvores ou estavam parasitadas por algum fungo ou exibiam marcas de queimadas e, adiante, tinha o que um dia foi um lindo chafariz que estava muito sujo por sinal e por isso as libélulas passeavam por outras partes daquele lugar.
    O jardim não era antigo para dizer que o tempo tinha maltratado-o e, já fui em jardins antigos que estavam bem cuidados, cheios de bons cheiros e boas energias. Mas agora eu já sabia o que tinha acontecido por ali: um jardim jovem que é escravo da rotina, não se renova ou não se atualiza vira um escravo dos mais diversos males; tudo que aquele jardim precisava era de cuidado e conhecimento, isso iria ajudá-lo a renovar-se.
    Ele precisava de uma coisa que teria que ser dada constantemente, essa pequena ação o salvaria da própria destruição. Quando estava perto de sair de lá, avistei uma linda e rara flor azul que quando nasce em algum lugar, significa que o jardim possui alguma coisa em especial. Minha observação estava terminada naquele lugar, tudo poderia melhorar bastava ir atrás do que foi falado e as árvores voltariam, as flores viveriam, teria um cheiro agradável e o chafariz estaria finalmente limpo.


Victor dos Anjos

Comentários

Postagens mais visitadas